multidisciplinar
Um dos marcos da evolução dos seres humanos e de uma sociedade é a sua capacidade de planejar, pensar adiante, prever seu futuro para melhorá-lo. Em outras palavras, sua capacidade de se projetar. A origem da idéia projeto é “lançar-se adiante”.
Nessa perspectiva, frente a essa sociedade que vem se configurando nos últimos anos, trabalhar com projetos educativos é imprescindível para a formação de cidadãos que observem sistematicamente os fatos, pesquisem o que os dados diz e faça análises cuidadosas da realidade.
Para a construção de um projeto são seguidas algumas etapas, não havendo modelo único para sua elaboração:
Tema: Decide-se com o grupo, a temática a ser estudada e os princípios norteadores do projeto.
Estabelecendo o objetivo (ou os objetivos): "O que gostaria que meus alunos (e/ou todos os participantes desse projeto) aprendessem com ele?"
Pesquisa: é a busca de informações a respeito do tema escolhido feita em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, filmes, etc.).
Planejamento do projeto: O planejamento contemplará as atividades propostas aos alunos, os materiais e as ferramentas necessárias para a realização das atividades, a condução do projeto, quais disciplinas serão abordadas, o tempo necessário para realização do projeto, quais as estratégias serão utilizadas para incentivar os alunos e mantê-los interessados.
É interessante fazer uma previsão do que poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum material, por exemplo) e pensar em alternativas possíveis para o caso de algo não dar certo.
Na formalização do projeto pode se basear no esquema abaixo:
Tema; Público alvo; Duração; Justificativa; Objetivos; Desenvolvimento e Avaliação.
É importante sensibilizar os alunos, expor as etapas do projeto com animação e contagiá-los com a temática. Socializando periodicamente os resultados obtidos nas investigações ( identificação de conhecimentos