Fenomenos
Disciplina: Escoamento e Transferência de Fluidos
Professor: Diógenes Ganghis P. de Lyra
Questionário
1. Qual a velocidade de saída da água no orifício de saída do tanque mostrado na figura. O diâmetro do orifício é de 2 cm e a altura entre o orifício e a linha d’água é de 2 m. Suponha que a velocidade na superfície é desprezível e que a diferença de pressão entre a superfície e o orifício é somente a pressão estática do fluido.
2. O volume por unidade de tempo (Q) de um líquido que passa através de um orifício circular depende do diâmetro desse orifício, da diferença de pressões interna e externa do reservatório que o contem e da massa volumétrica do líquido. Determine a expressão que define Q como função das restantes variáveis.
3. Determine as dimensões das grandezas a e v, intervenientes na equação que exprime o Teorema de Bernoulli relativo ao escoamento de um líquido: sabendo que P representa uma pressão, g a aceleração da gravidade e h uma diferença de alturas.
[pic]
4. Água escoa a uma velocidade de 9,14m/s em um duto de 305m de comprimento e 5cm de diâmetro. A pressão no duto é de 1723,7kPa e a saída fica a 30m de altura acima da bomba. Supondo que o motor da bomba tenha 10,6CV (7,83kW) e o rendimento seja de 71,4%, determine a pressão de saída.
5. A água flui através de uma mangueira de diâmetro igual a 3 cm a 0,65 m/s. O diâmetro do bocal da mangueira é 0,30 cm. (a) A que velocidade a água passa através do bocal? (b) Se a bomba numa extremidade da mangueira, e o bocal na outra estiverem na mesma altura, e se a pressão na saída do bocal for à atmosférica, qual será a pressão na saída da bomba?
6. Um bocal com 2 in de diâmetro está ligado à extremidade de um tubo de 4 in de diâmetro. A velocidade no tubo é igual a 10 ft/s. determine a velocidade de descarga.
7. Óleo de rícino flui verticalmente para cima, através de um tubo 1 in