FENOMENOS DE TRANSPORTES
FLUIDOS
ESTATICA DOS FLUIDOS
EQUAÇÃO DO MOVIMENTO
EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE
EQUAÇÃO DE BERNOULLI
1. FLUIDOS
INTRODUÇÃO
O estudo da mecânica dos fluidos é muito importante para o Professional que atua na indústria de processos químicos, assim como de outras indústrias em geral. Não existem processos químicos, e conseqüentemente, indústrias químicas sem fluidos sendo transportados.
Em um determinado processo para transportar um fluido de um equipamento a outro são utilizados dispositivos para movimentá-los, tubulações, válvulas e um grande número de acessórios. Todos estes elementos constituem as redes de tubulações industriais. Cada um deles deve ser bem selecionado, calculado e localizado.
Para conseguir isto é necessário dominar os princípios da mecânica dos fluidos, pois neles que se encontra a solução para estes problemas.
DEFINIÇÃO DE FLUIDO
Um FLUIDO é uma substância que se deforma continuamente sob aplicação de uma TENSÃO DE CISALHAMENTO (tangencial), não importa quão pequena ela possa ser.
Segundo a definição acima os fluidos compreendem as fases líquidas e gasosas (incluindo o vapor) das formas físicas nas quais a matéria existe.
Um SÒLIDO não é um fluido, embora uma fase sólida possa se deformar, até seu limite de elasticidade, quando se aplica uma tensão de cisalhamento, a deformação não é CONTÍNUA.
Figura 1. Os estados da matéria. Fluidos.
CLASSIFICAÇÃO DOS FLUIDOS
Os fluidos podem ser classificados como:
Newtonianos e não newtonianos
Incompressíveis e compressíveis
Fluido perfeito ou não viscoso.
FLUIDO NEWTONIANO
Figura 2. Placas paralelas.Fluido newtoniano.
Na Figura 2 um fluido, na posição a – b se encontra entre duas placas infinitas, uma fixa a inferior e outra móvel, a superior. Quando se aplica uma força constante na placa móvel o fluido começa a se movimentar com uma velocidade , isto porque