fenomenologia
CHRISTIANNE VALENTE DISCIPLINA: TEORIA E TÉCNICA PSICOTERÁPICA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL
QUESTÕES P/DEBATE ARTIGO 5
São Luís-ma
2014
1- Levando em consideração as dificuldades dos psicoterapeutas iniciantes marque a alternativa INCORRETA.
A) ( ) Psicoterapeuta iniciante busca apoio excessivo no uso de técnicas e sua adesão rígida à teoria é fundamental ao seu referencial.
B) ( X ) É razoavelmente comum que psicoterapeutas iniciantes não estejam tão preocupados consigo mesmo.
C) ( ) O psicoterapeuta iniciante percebe-se diante de uma lacuna angustiante ao mesmo tempo que se percebe limitado a respeito do manejo adequado do referencial.
D) ( ) O terapeuta evita pensar no vinculo com o paciente e acredita seriamente que os seus aspectos emocionais devem ser neutralizado e que só o seu intelectual deve existir para compreensão do outro.
2- “O psicoterapeuta não é um deus onipotente, é um homem consciente de suas fragilidades” (Ribeiro, 1986:20) Quanto a postura onipotente do psicoterapeuta iniciante marque a alternativa INCORRETA.
A) ( ) Auto idealização do próprio psicoterapeuta inexperiente pode leva-lo a tentar corresponder a uma imagem inacessível.
B) ( X ) A postura onipotente pode se apresentar através de arrogância ou de uma excessiva indisponibilidade e aparente segurança.
C) ( ) O psicoterapeuta iniciante pode assumir uma atitude invasiva desconsiderando a capacidade de o próprio paciente encontrar seus caminhos e suas alternativas de conduta.
3- Conforme CARDOSO (1985) Marque a alternativa CORRETA sobre a tarefa da psicoterapia.
A) ( X ) Inclui o conhecimento teórico , a vivencia técnica, o vinculo autentico com o paciente a satisfação com o trabalho, além do desenvolvimento pessoal do outro de si mesmo como seres humanos.
B) ( ) Inclui processo interpessoal que não envolve psicoterapeuta e