Fenomenologia
ELIZALBA DE FREITAS
DANYELLA BORGES FREIRE
Análise fenomenológica
Goiânia/Goiás
2014
Elizalba de Freitas
Danyella Borges Freire
Trabalho apresentado para fins de nota parcial N1 AED, da disciplina de Fundamento histórico teórico metodológico do serviço social, do curso de Serviço Social, turma C02.
Turno: noturno Professora: Danielli Borges Reis
Goiânia/Goiás
2014
Introdução
Este trabalho tem como objetivo realizar uma descrição e uma análise fenomenológica de um fenômeno , em conjunto com o método fenomenológico desenvolvido nas aulas.
Análise fenomenológica
Olhando em direção a Danieli, algo me despertou foi onde que o fenômeno se mostrou para minha consciência, e com isso tive a intencionalidade de conhecê-la ou tomei uma direção em que a minha consciência se dirigiu em relação a algo.
No segundo encontro, pude começar perceber sua maneira frágil, sua postura, diálogo, sempre utilizando a atitude fenomenológica ou seja apreender o mundo puro , usando somente o epoché que permite colocar entre parênteses o mundo natural , bruto e se interrogar sobre o sentido do homem , e não focando com a intersubjetividade que surge a partir da consciência das experiência de vida ou senso comum mais em conjunto pois faz parte deste conceito também ver.
Assim, os fenômenos que aparecem no real, na experiência vivida, têm uma estrutura constituída pelos próprios homens. E a realidade social, enquanto vivida no mundo cotidiano, é constituída de significados sociais, sendo o produto da atividade do próprio sujeito. Para tanto, a fenomenologia busca, pela compreensão e interpretação, apreender esta realidade humana e social, enquanto fenômeno.
Tive a oportunidade de conhecê-la