Fenomenologia
Origem da Palavra Fenomenologia
Origina-se do grego, composta por duas partes:
FENÔMENO: Aquilo que se mostra, que aparece a nós. Aparece a nós primeiramente pelos sentidos.
LOGIA: Capacidade de Refletir; discurso esclarecedor.
Ponto de Partida da Fenomenologia
- A Fenomenologia é uma escola filosófica fundada por Edmund Husserl.
- Homem, Natureza e Mundo são interdependes, se correlacionam em uma "teia tecida pela vida”.
- A experiência é única para o homem. O mundo o afeta e ele afeta o mundo;
- Pensar não é somente razão, mas um refletir sobre o mundo sensível.
Objeto de Estudo
O objeto deve ser interpretado como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como é para o sujeito e sem interferência de qualquer regra de observação, cabendo a abstração da realidade e perda de parte do que é real, pois tendo como objeto de estudo o fenômeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece.
Fundamento da Fenomenologia
- O princípio de intencionalidade é que a consciência é sempre consciência de alguma coisa, que ela só é consciência estando dirigida a um objeto.
- Husserl apresenta a Fenomenologia como um método de investigação que tem como propósito apreender o fenômeno, isto é, à aparição das coisas à consciência. Como as coisas do mundo se apresentam à consciência, o filósofo alemão pretende examinar essa aparição no sentido de captar sua essência (aquilo que o objeto é em si mesmo), isto é, ir ao encontro das coisas em si mesmas, como elas são.
- A Fenomenologia seria então um método para conhecer a essência das coisas e da própria consciência. Dessa forma, deixa-se de lado ou coloca-se entre parênteses todas as suposições, todos os ‘pré-conceitos’ acerca das coisas e da experiência, o senso comum. Seria como ‘limpar a mente’, livrá-la de interferências a fim de olhar cuidadosamente o que é experimentado.
- Para encontrar o fundamento último das coisas, ou sua essência, segundo Husserl, é preciso escapar