resumo crítico do texto A Avaliação da Aprendizagem como Processo Construtivo de um Novo Fazer Autor: Maria Elizabeth Pereira Kraemer
Autor: Maria Elizabeth Pereira Kraemer
Para falarmos de avaliação devemos primeiramente entender o significado desta palavra, uma palavra que vem do latim e que significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo. Durante décadas a humanidade obteve um conceito errôneo a respeito do que é avaliar, acreditando – se que para tal era necessário mensurar, onde na verdade, avaliar está além da mensuração de conhecimentos, da classificação, da punição. Trata-se de mediar o conhecimento e respeitar o tempo de cada um, analisando o erro como um degrau para o acerto, a avaliação requer uma postura coerente, racional, que é atribuída não apenas ao docente, mas aos educandos, a instituição, a família, enfim a todos os que estão envolvidos no processo ensino/aprendizagem.
Quando colocada em favor das aprendizagens, a avaliação torna-se uma estratégia pedagógica, uma ferramenta a favor da educação na luta contra o fracasso escolar, propondo-se a ser formativa, pois está a serviço do sucesso escolar.
Extremamente importante no processo ensino/aprendizagem, a avaliação nos leva a refletir, questionar e transformar suas ações, respeitando o limite de cada um.
Quando nos tornamos professores, estamos assumindo que somos dotados de um sentimento que é maior do que podemos descrevê-lo, que é a sensibilidade em ajudar, de concretizar, de formar cidadãos; e para que isso aconteça precisamos ser bons mediadores, possuir conhecimentos mais aprofundados que fará com que tenhamos uma melhor atuação em sala de aula, ter dinamismo, criatividade, irá colaborar com um sistema de avaliação justa e não irá excluir alunos neste processo, mas incluir como um ser crítico, ativo e participante deste processo de ensino/aprendizagem.
Para que o professor desempenhe uma avaliação é necessário que conheça e pratique os três grandes tipos de avaliação:
Avaliação diagnóstica, onde o professor irá fazer