Fenomenologia o que?
Etimologicamente, a palavra Fenomenologia deriva de duas palavras gregas: Phainomai - Phainomenum (fenômeno), que significa brilhar, aparecer ou mostrar-se; aquilo que se mostra a partir de si mesmo e logos, que significa discurso (no sentido de descrição) ou estudo, ou seja, um dizer racional. Desse modo, Fenomenologia designa um estudo ou uma descrição racional do fenômeno ou de tudo aquilo que surge, torna-se visível e aparece na nossa consciência.
A Fenomenologia é um movimento filosófico do século XX, cujo objetivo é a investigação direta e a descrição dos fenômenos como experimentados na consciência.
A Fenomenologia trata de descrever o fenômeno e não analisar ou explicar.
Na concepção de Husserl, o fenômeno deixa de ser considerado convencionalmente como aquilo que aparece apenas no seu aspecto exterior e como um objeto de nossa experiência sensível. E passa a ser considerado inseparável do objeto de observação. O fenomenólogo procura, então, saber qual é a relação do sujeito com o objeto.
(Desenhar o sujeito e o mundo).
O conjunto sujeito-objeto que se mostra é o fenômeno. Para Husserl, o homem (sujeito) não é imparcial naquilo que ele percebe. Isso é a atitude fenomenológica.
O fenômeno, então, é aquilo que é possível de ser entendido através da subjetividade individual.
Fenômeno é a percepção do objeto que se torna visível à nossa consciência, levando em consideração a relação sujeito-objeto.
Essa percepção se dá através da visão de mundo, vivência, experiência de vida, sentimentos, desejos, recordações, etc.
Os fenômenos são dados à consciência, por ela ser intencional, ela existe como consciência de algo e sendo sempre consciência de alguma coisa.
O fenômeno não é só físico, pode ser: sentimentos, desejos, recordações, pensamentos, fantasias, memórias, desejos, vontades, etc.; tudo o que está na consciência.
Interessa o objeto tal como percebido na consciência.
Fenomenologia e Positivismo:
A