fenomenologia de Husserl - noções basicas
Os objetivos do criador da Fenomenologia eram tomar esclarecidas as origens do pensar e discutir seus fundamentos e discutir a situação dos fundamentos das ciências da época. Husserl formula um método de investigação diferente o método fenomenológico.
Para que a verdade do conhecimento fosse garantida, Husserl desenvolveu a Fenomenologia.
Ele pergunta quais as origens do pensar e considera aí esta o fundamento de cada ciência, então, âmbito da Filosofia de Husserl é o da estrutura e funcionamento do conhecimento.
Husserl considerou necessário ultrapassar as explicações sobre os fenômenos psíquicos realizadas pela Psicologia e, retomou a idéia de intentio de Brentano.
Mas Husserl, para alcançar seu objetivo teve de fazer a analítica da consciência, ultrapassando a investigação sobre a intencionalidade da consciência de Brentano.
Ainda trabalho de Husserl é uma crítica contundente a tendência psicologista da época.
A Psicologia se propôs a explicar a origem, as possibilidades e os critérios de verdade do conhecimento através das estruturas psíquicas envolvidas nos atos de conhecer.
Porém, a psicologia, segundo Husserl, não tem condições de garantir nem precisão rigor do conhecimento porque precisão e rigor do conhecimento são tarefas da Lógica.
Para alcançar o rigor do processo de pensar e conhecimentos indubitáveis, Husserl estruturou o método fenomenológico.
Para Husserl, a intencionalidade da consciência foi o dado irredutível e originário do conhecimento.
Seu próximo passo foi fazer a analítica da estrutura da consciência, ou seja, mostrar o que é consciência o que tornou-se uma das grandes contribuições para a Filosofia e para as ciências em geral.
Estabelecida a origem do pensar – a intencionalidade da