FENOMENO DAS GRANDES CIDADES
NED-ED - MATERIAL PARA A T1
TEMA - ED FENÕMENOS DAS GRANDES CIDADES
A FALSA MODERNIDADE
O crescimento da urbanização do Brasil se deu através de um longo processo. As pessoas começaram a sair do campo e foram para a cidade para ter melhores condições de vida e por causa do atrativo para trabalhar. Essa migração é chamada de êxodo rural e contribuiu para o crescimento da urbanização no país.
Na cidade, por causa do rápido crescimento da população, as pessoas começaram a construir casas simples uma do lado da outra, e por causa dessa aglomeração, a salubridade era pouca, não havia esgotos, água potável e saúde. Essas residências de famílias pobres eram chamadas de favelas, situadas na parte mais pobre da cidade.
As cidades só foram aumentando e se separando de acordo com suas classes sociais. Nas favelas, residiam as famílias pobres, nos condomínios fechados, na área sul da cidade e próximo a centro das cidades continham as classes sociais médias e altas.
Com o passar do tempo, um ato de marketing do governo ou ate mesmo do prefeito para pessoas bem sucedidas, faziam com que bairros antigos e localizados no centro da cidade, fossem ocupados somente por pessoas da classe alta. Com isso, não havia pessoas de classe baixa residindo ali, os pobres somente poderiam viver na favela. Ouve um grande descontentamento por causa disso. Ondem boa parte dos recursos da cidade era destinadas somente para determinadas regiões como o centro e nunca as favelas.
Embora o Brasil tenha crescido devagar, faltou mais planejamento para comportar esse tanto de gente. Hoje somos um dos países que mais sofrem com a falta de saúde, educação, distribuição de alimentos e de água. Além de sofrermos pagando impostos altíssimos, sendo que temos tudo em nosso país e somos um dos maiores exportadores do mundo.