Femc
Os cercamentos do campo retirou muitos camponeses dos campos, deixando-os sem terras e assim tornando-os vagabundos e mortos de fome. O cercamento dos campos veoo com o objetivo de tornar as terras que antes eram comunais em terras mais rentáveis.
Diz-se que o capitalismo é um produto do campo.
O capitalismo é uma construção social!
Os direitos consuetudinários (costumeiros) passaram a ser negados e por isso tiveram que vender sua mão de obra para sobreviver.
As religiões condenavam o lucro, quando deixaram de condenar, o capitalismo se desenvolveu mais rapidamente.
Com a RI a oferta veio antes da procura, isso fazia com que as pessoas comprassem coisas sem precisar. Sem um setor agrícola forte, a Inglaterra não teria tido impulso para o processo de industrialização.
O cercamento dos campos foi uma coisa boa, mas não para todos, apenas para aqueles que eram detentores das terras.
Com o cercamento dos campos, muitos camponeses tiveram que migrar para as fábricas para vender dua força de trabalho, a partir daí surge de fato uma nova classe operária. Para Marx, o tear a vapor gerou a sociedade capitalista industrial.
Devido as novas tecnologias, o meio de trabalho se modificou, fazendo assim, patrões e empregados mudarem suas relações de trabalho. Algumas pessoas sugeriam que foi a partir da energia a vapor e da indústria algodoeira que formou a classe operária. Foi a partir da classe operárias que começou a disseminação ( que já existia antes das fábricas) das reivindicações dos direitos trabalhistas.
*A relação capitalista começa no campo
Por algum tempo houveram revoluções trabalhistas e para abafar isso, houveram aumentos salariais e cederam alguns direitos de cidadão. A tecelagem é vista como um dos agentes da RI
- Movimentos na época da formação da classe operária: Cartismo, Ludismo, Jacobinismo, etc.
A formação da classe operária se deu tardiamente e