Relatório social
Criada em 1976, pela Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, com a finalidade de qualificar recursos humanos, operacionais e técnicos, necessários à implantação do Parque Industrial Norte Mineiro, a Fundação Educacional Montes Claros – FEMC –, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, instalou naquele ano a Escola Técnica, com os cursos de Comercialização e Mercadologia, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecânica. Posteriormente, foram implantados os cursos técnicos de Topografia, Eletromecânica, Edificações e Segurança do Trabalho.
Dirigida por empresários, representantes das empresas mantenedoras, a instituição cresceu ao longo dos anos de acordo com seu lema: “Qualificar o homem ao Norte das Gerais”.
Em 1990, através de auditoria realizada, a OIT e a UNESCO certificaram e passaram a divulgar em todo o mundo a qualidade do trabalho em educação profissionalizante que se realizava na instituição, e o modo “sui generis” de financiamento da educação de carentes, por parte das empresas. No ano de 2001, com empenho da atual diretoria, presidida pelo Dr. Ariovaldo de Melo Filho, foram investidos mais de R$ 3.500.000,00, na reestruturação e expansão da estrutura física e laboratorial da Escola Técnica.
Em 2002 o MEC considerou a Escola Técnica modelo e solicitou o seu projeto pedagógico, para encaminhá-lo a ONU, como referência nacional em Educação para o Trabalho. O Ensino por Competências ministrado na escola propõe o desenvolvimento no aluno, da autonomia, iniciativa e capacidade para buscar, imaginar e implementar soluções novas e construir uma trajetória individual de inserção profissional e pessoal na sociedade, através de Grupos de Estudos, Tutoria (coordenado por representantes das empresas), Projetos Básicos e Integradores e Informações Tecnológicas Integradas.
O Centro Educacional Montes Claros – Escola Técnica –, uma das três unidades da Fundação Educacional Montes Claros, possui 800 (oitocentos) alunos