felicidade
Escola Professora Deuzuíta Pereira de Queiroz
Estudo Dirigido 0012/ Disciplina: Filosofia
Professor: SRAS
Aluno:____________________________________________________________________________
Turma: ______________. Turno:______________________ . Entregar até:______________________
Introdução à Filosofia
"A Filosofia começa no assombro" (Platão)
Normalmente, a maioria das pessoas passa tranquilamente a vida sem se preocupar com os fundamentos últimos da realidade, e muito menos com o sustentáculo lógico das suas ideias e suas visões de mundo. Simplesmente vivem, sem considerar a possibilidade de questionar os fundamentos que normalmente consideram óbvios.
Mas nós não somos somente práticos, somos também seres que se destacam de todos outros seres justamente pela nossa capacidade de pensamento e reflexão. E é nesse momento que podemos nos deter nos questionando sobre o verdadeiro sentido da vida e de tudo o que existe. Podemos simplesmente aceitar a existência de tudo sem questionar, sem perguntar como e porque tudo existe e é deste modo e não de outro diverso?
Mas a todo o momento nos vemos olhando para trás e perguntando o que significa tudo isso. Então, é bem provável que comecemos a fazer perguntas fundamentais com as quais normalmente não nos importamos.
Isso pode acontecer acerca de qualquer aspecto da vida. Na política, por exemplo, as pessoas o tempo todo estão jogando com termos como “liberdade”, “igualdade”, “justiça” e assim por diante. De vez em quando, porém, alguém se pergunta sobre o que realmente entende por justiça, igualdade ou liberdade. Esse questionamento pode tornar-se um desafio incômodo, mas constitui-se o início de um modo de pensar filosoficamente. Constitui-se o princípio da filosofia. Historicamente a filosofia ocidental nasceu no mundo grego, no século VI a.C., na Ásia Menor, e vem desenvolvendo-se até hoje, formando diversas correntes e filosofias diferentes,