felicidade
trabalhar com um processo em funcionamento e em contacto próximo com a maquinaria. Durante o funcionamento normal, a automação normalmente diminui a probabilidade de erro humano que pode provocar acidentes. Nas atividades de manutenção, ao contrário do funcionamento normal, o contacto direto entre o trabalhador e a máquina não pode ser reduzido substancialmente - a manutenção é uma atividade em que os trabalhadores precisam de estar em contacto próximo com os processos. As operações de manutenção incluem normalmente a desmontagem e remontagem, muitas vezes de máquinas complicadas. Isto pode estar associado a um maior risco de erro humano, o que aumenta o risco de acidente. A manutenção envolve mudar tarefas e o ambiente de trabalho. Isto é especialmente verdade no caso dos trabalhadores contratados. A subcontratação é um fator agravante em termos de segurança e saúde– e vários acidentes e incidentes estão relacionados com manutenção subcontratada. Trabalhar com pressão de tempo também é normal nas operações de manutenção, especialmente quando estão envolvidos encerramentos e reparações de alta prioridade.Perigos, riscos e conseqüências para a saúde Dado que a manutenção é feita em todos os sectores e locais de trabalho e envolve várias tarefas, está associada a um grande número de perigos.
Perigos físicos ruído, vibração calor e frio excessivos radiação (radiação ultravioleta, raios-x, campos eletromagnéticos) carga de trabalho físico elevada riscos relacionados com a ergonomia: devido ao fraco design da maquinaria, processos e ambiente de trabalho do ponto de vista da manutenção, dificuldade em alcançar os objetos alvo de manutenção, movimentos extenuantes (dobrar, ajoelhar, alcançar, empurrar e puxar, trabalhar em espaços confinados).
Tarefas típicas: furar, rebarbar, encher, lixar trabalhar no exterior, manutenção de uma fábrica industrial (por exemplo, fornos e fornalhas, unidades de refrigeração) soldar, inspecionar tubagem,