Feira de Ciências
Introdução
Objetivo do texto: Discutir sobre as Feiras de Ciências como processos de formação e desenvolvimento de professores e estudantes da escola básica.
O que são as Feiras de Ciências? “Processo de culminância dos trabalhos escolares realizados durante certo período letivo”. As feiras de ciências são experiências formativas para estudantes, professores e formadores, compreendidas como processo interativo com as comunidades em que elas acontecem.
Contribui para a formação cidadã dos estudantes e sua iniciação científica. Além de contribuir com a comunidade em que está inserida, devido a divulgação desses trabalhos.
Características desejáveis nos trabalhos apresentados
Uma feira de ciências integra trabalhos de todas as áreas do conhecimento.
Esta feira quando bem feita, precisa ser explorada pela comunidade, e não ficar restrita apenas aos estudantes e professores da escola que a realizou.
Algumas características desejáveis em um trabalho a ser apresentado em uma feira de ciências, são:
- Caráter investigatório: É importante que os trabalhos apresentados representem resultados de investigações realizadas pelos estudantes.
- Criatividade: É preciso inovar, nada de fazer o que já foi feito. O aluno por si só, possui ampla criatividade, é preciso que o professor que o está ajudando, deixe isso claro, para que seu trabalho seja bem aproveitado.
- Relevância: É importante que os trabalhos apresentados possam contribuir para mudanças em uma realidade, ou seja, esse quesito é o grau de importância à comunidade, etc.
- Precisão Científica: É preciso ter coerência na construção do trabalho.
Outra característica é a não competição, todos os alunos tem capacidade de construir e apresentar bons trabalhos, e essa competividade muitas vezes os atrapalha.
Projeto político-pedagógico, pesquisa na comunidade e auto-organização escolarO PPP quando elaborado de forma coletiva, deve congregar sonhos e projetos de