Feira Da Rep Blica Editado Por Jade Adomaitis
547 palavras
3 páginas
Por:Bianca Borges
Flávia Francellino
Maira Di Giaimo
UM TOQUE DE ARTE NO CENTRO DE SÃO PAULO
Depois de quase cinco décadas, a Feira da República se mantém firme e ainda atrai visitantes do mundo todo.
Artesãos de São Paulo se reúnem todos os fins de semana na Praça da República para comercializar suas peças, que incluem bolsas, quadros, produtos esotéricos e até petiscos. A maioria desses trabalhadores tira todo o seu sustento da exposição. Apesar da pouca valorização, amam o que fazem e ao longo dos anos, ajudaram a construir uma das principais atrações do centro da cidade.
Karl Heinzhadzic desembarcou no Brasil em 1951, com 8 anos, direto da Alemanha. O seu primeiro trabalho foi em uma fábrica de couro no Brás. “Eu recolhia o couro excedente e produzia peças artesanais. Depois vendia na Praça da República para complementar minha renda”.
Em 1968, deixou a fábrica e junto a um grupo de outros artesãos fundou a feira de artesanato da Praça da República. Essa foi a primeira e a maior feira da América do Sul.
O problema é que ao passar dos anos a procura pela feira diminuiu e, de acordo com os expositores, as coisas não vão tão bem quanto antes o número de artesãos da feira foi reduzido. “Nós chegamos a ter mais de 2400 expositores, isso no começo dos anos 80, mas hoje somos menos que a metade”, conta Karl.
Vanderley Marinhos é pintor e expõe comercialmente seus trabalhos há 20 anos. Ele conta que desde que chegou as vendas caíram de 60 a 70%. Ele também afirma que a região ficou mais perigosa, o policiamento diminuiu e moradores de rua e usuários de drogas tornaram-se presenças constantes. Hotéis famosos fecharam e os turistas se afastaram por medo de assaltos. “O centro, hoje, é uma região em decadência”, complementa. Para garantir a segurança, os artesãos contrataram uma empresa particular de vigilância.
Outro fator que contribuiu para a redução do número de expositores e clientes da Feira da República foi a interdição do local em 1997, ordenada pelo