FEI Ensino Social Cristão - Resumo de P1
Principio Personalista: Centralidade da pessoa humana na vida social, politica e econômica. Homem no centro e vértice da criação de Deus. Igualdade de todos os seres humanos e respeito mútuo, defesa pela vida, liberdade e justiça. É obrigação do Estado criar formas de proteger e valorizar a pessoa em suas dimensões e expressões.
Todos os seres humanos possuem direitos e deveres que visam o bem comum da sociedade sem ultrapassar os limites éticos.
Homem (criatura à imagem de Deus): a vida do homem é sagrada e inviolável. “Não matarás” Só Deus é o Senhor da vida e da morte. “Amarás teu próximo como a ti mesmo” é obrigação do homem responsabilizar-se pelo próximo, cuidar da criação de Deus. O homem possui duas dimensões: material (corpo) e espiritual (bondade, justiça, inteligência, alegria, simpatia, etc). Dimensão espiritual: aparece através do uso da razão e da liberdade:
Razão: se dar conta da realidade ao seu redor. Busca pelo significado, pela verdade final. Interrogações religiosas (o significado da existência) são o motor da sociedade. O homem tem sempre uma inquietude interior que nada pode aplacar. Desejo do infinito. Sempre queremos mais como resposta. Insatisfação constante, porém necessária. Energia que mobiliza o homem.
Liberdade: Ir atrás de nossas respostas, procurar. Não deixar ser levado pelo instinto (comportamento geneticamente determinado), passar pela avaliação da consciência.
Dignidade Humana: valor associado à presença da dimensão espiritual do homem. Todo homem possui o mínimo de dignidade (intrínseca) apenas por ser humano. Reconhecimento de um valor especial presente no homem.
“ A dignidade humana não está condicionada e não se sujeita às convenções jurídico-sociais”
Intrínseca: constitui a pessoa, não tem como tirar. Dignidade imutável dada pelo simples fato de ser pessoa (dada pela natureza). Vem de dentro, ou seja, já nascemos com ela. Mesmo quando fazemos algo de ruim e nos afastamos de nossos valores,