Fecundação
Em biologia, chama-se fertilização ou fecundação ao processo em que um espermatozoide penetra, no ovócito, como no caso dos seres humanos e da maioria dos mamíferos, e noutras o óvulo nos restantes animais.
Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo de falar e detalhar a forma que todos os passos da fecundação.
Fecundação:
Em geral, a fecundação é intraespecífica, isto é, processa-se apenas entre indivíduos da mesma espécie. Mas há casos de fecundação interespecífica, entre indivíduos de duas espécies evolucionaria mente próximas. Os indivíduos que nascem destas fecundações designam-se por híbridos (exemplos: os cavalos e os burros podem cruzar-se, dando a origem a um híbrido: o macho ou mula, que neste caso são estéreis; o jaguar e o leopardo podem cruzar, dando origem a um híbrido, que neste caso é fértil, etc.).
A célula reprodutora feminina possui barreiras para a penetração dos espermatozoides: a corona radiada e a zona pelúcida (camada glicoprotéina situada após a corona radiada). Os espermatozoides, gametas masculinos, possuem na cabeça o acrossomo, que começa a liberar enzimas hidrolíticas ao entrar em contato com tais barreiras. Após vencê-las, ocorre a fusão entre as membranas dos dois gametas.
Imediatamente após a fecundação, as células foliculares glandulares que envolvem a célula reprodutora feminina retraem-se, liberta-se o conteúdo dos grânulos corticais formando a membrana de fecundação que não vai permitir a entrada de mais espermatozoides.Todas as mitocôndrias, organelas responsáveis pela respiração celular, são herdadas da mãe do indivíduo. Isto ocorre porque as mitocôndrias do espermatozoide se encontram na parte da cauda. Ao fecundar o ovócito II, o espermatozoide emparelha de lado (equatorialmente) a membrana do ovócito II e entao digere a membrana do Ovócito II, onde substancias presentes dentro do Ovócito II irão ajudar a "sugar" somente o pró-nucleo do espermatozoide para dentro, que contém a informação genética. As