Fechamento de capital
Tag along: É um mecanismo de proteção a acionistas minoritários de uma companhia que garante a eles o direito de deixarem uma sociedade, caso o controle da companhia seja adquirido por um investidor que até então não fazia parte da mesma.
O tag along garante que o comprador das ações dos controladores, faça uma oferta pública aos acionistas minoritários, por 100% do valor pago pelas ações dos controladores para o nível de governança corporativa tipo novo mercado, 100% das ações ON e PN para o tipo nível 2 (até o dia 09/05/2011 era 100% para ON e 80% para PN) e 80% do valor para as ações ON conforme a legislação para o tipo Nível 1. Cabe aos minoritários aceitarem ou não a proposta.
Ligações externas
O tag along é previsto na legislação brasileira (Lei das S.A., Artigo 254-A) e assegura que a alienação, direta ou indireta, do controle acionário de uma companhia somente poderá ocorrer sob a condição de que o acionista adquirente se obrigue a fazer oferta pública de aquisição das demais ações ordinárias, de modo a assegurar a seus detentores o preço mínimo de 80% do valor pago pelas ações integrantes do bloco de controle.
Algumas companhias, voluntariamente, estendem o direito de tag along também aos detentores de ações preferenciais e/ou asseguram aos detentores de ações ordinárias um preço superior aos 80%.
Fechamento de Capital (Valor Econômico- lei não estipula)
O fechamento de capital representa o fim de um ciclo na vida de uma companhia aberta. Para os acionistas minoritários, pode significar um enorme pesadelo. Trata-se de um momento em que os interesses desalinham-se com facilidade. Os sócios controladores querem reduzir ao máximo o investimento necessário para recomprar as ações em circulação no mercado. E os minoritários esperam receber um preço justo pelos papéis que irão vender. Foram vários os casos em que companhias coagiram investidores a se desfazer de suas ações a qualquer preço, sob a ameaça de virarem sócios de uma