Fechaduras
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FECHADURAS
Conceitos e aplicações.
Camila Diogo
Barra do Piraí, 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
FECHADURAS
Conceitos e aplicações.
Trabalho elaborado pela aluna Camila Diogo, do sexto período do Curso de Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Renato, para a disciplina de Materiais de construção II.
Barra do Piraí, 2014
1. FECHADURAS
1.1 CONTRA-TESTA
É uma lâmina metálica com aberturas para o encaixe das lingüetas do trinco e da chave, possui braços distanciadores que determinam a distância exata dos componentes da fechadura, proporcionando um perfeito funcionamento da porta montada. Por conta da regulagem da distância do rasgo da contra-testa ao rebaixo do batente, a porta fica perfeitamente ajustada quando fechada.
1.2 ESPELHO
São peças metálicas montadas por trás de maçanetas, puxadores e fechaduras em armários, gaveteiros e portas, no qual ajudam a proteger a superfície ao redor dos dispositivos de arranhões e desgaste causados pelo uso diário. São feitos em muitos estilos e acabamentos, de simples a enfeitados.
1.3 ROSETAS
São pequenas peças metálicas, geralmente circulares, que possuem diversos acabamentos e tem a mesma finalidade de arrematar os orifícios de chave e eixo de trinco de fechaduras, de forma individual, ou seja, como alternativa de acabamento.
1.4 MAÇANETAS
Remate de metal ou madeira, de forma arredondada ou piramidal, para ornamento de móveis e outros objetos, ou por onde se pega para abrir portas e janelas. As maçanetas podem ser classificadas levando em consideração sua forma. Existindo dois tipos: bola e alavanca, além dos puxadores que são considerados um modelo especial. A principal característica deste produto é permitir que a manipulação e operação