fdddddddf

379 palavras 2 páginas
Questões:

1. Aproximar o canudo do disco: O canudo eletrizado negativamente repele as cargas negativas existentes no disco, criando assim uma região com cargas positivas próximas ao canudo e outra oposta com cargas negativas. Como as cargas positivas estão mais próximas do canudo, a força de atração será maior do que a força de repulsão, causada pelas cargas negativas, por isso o disco é atraído pelo canudo.
Encostando o canudo no disco: Ao encostarmos o canudo no disco, ocorre uma passagem de cargas negativas do canudo para o disco. Assim, o disco fica com excesso de cargas negativas e, aproximando-os um do outro temos uma força de repulsão, pois os dois estão com cargas iguais e como sabemos cargas de mesmo sinal se repelem. O canudo continua negativo porque possui excesso de elétrons e mesmo perdendo alguns para o disco, ele ainda continua eletrizado negativamente. Aproximar o canudo do disco (sem atritar): nada acontece

2. No início tanto o canudo quanto a bolinha estavam com cargas neutras, quando o canudo foi atritado ele ganhou carga, colocando o canudo perto do eletroscópio, as cargas do eletroscópio se repeliram, e foram todas para a ponta do papel alumínio, afastando o papel alumínio.
Quando o canudo é encostado na bolinha, ele passa carga para o eletroscópio fazendo o papel alumínio se afastarem.
Quando se aproxima um corpo eletrizado da bolinha, as lâminas de alumínio do eletroscópio se abrem, pois o corpo eletrizado induz a bolinha, cargas de sinal contrário às dela, afastando o alumínio.

3. Quando se encosta o dedo no eletroscópio, ele perde essa carga, ficando neutro, e as lâminas de alumínio se juntam novamente.

4. Eletrização por contato: encostar o canudo na bolinha, e encostar o canudo no disco de alumínio.
Eletrização por indução: aproximar o canudo da bolinha e do disco de alumínio. Eletrização por atrito: atritar os canudos no papel e no cabelo.

5. Antes de atritarmos os canudos eles eram

Relacionados