Fc in dub
Diante de conteúdos tão extensos, conhecer as recomendações dos professores é fundamental para quem almejaumlugar no Senado.
Veja os temas que devem aparecer nas provas de março
Por oferecer tantas vantagens ao servidor público, um concurso como o do Senado Federal sempre envolve forte concorrência: o certame de 2008, por exemplo, teve uma relação de 283 postulantes por vaga. Agora, são quatro editais publicados, com diferentes exigências. Uma dica, no entanto, é comum a todos os cargos: os candidatos devem resolver o maior número possível de exercícios dos concursos anteriores da Casa e de provas antigas da Fundação Getulio Vargas, a banca organizadora da atual seleção.
Os interessados nas vagas que oferecem o salário mais alto da seleção têm uma lista de recomendações ainda mais extensa. “O candidato a consultor deve estudar com muita profundidade o português. Talvez até se matricular em um curso à parte para ficar perito na escrita de pareceres, resumos e discursos. Tenha cuidado com os direitos e as leis aplicadas. Também não pode relaxar no inglês e no espanhol, além de ficar bem atento ao raciocínio lógico”, observa o presidente do Gran Cursos,Wilson Granjeiro. Analistas devem ficar de olho nos direitos administrativo e constitucional e nos regimentos interno e comum.“Recomendo que façam resumos e sistemas mnemônicos (técnica que fortalece a memória)”, aconselha.
Quanto aos candidatos de nível médio, a dica é dominar informática, português e direitos administrativo e constitucional. “Oedital é bastante desatualizado na parte de computação, pede Windows e pacote Office 2000 e XP. Apesar de exigir apenas segundo grau completo, as provas do Senado têm uma cobrança muito alta em português e direitos”, analisa Granjeiro. O professor de regimento interno Emerson Douglas ainda alerta os candidatos ao cargo de policial legislativo a se preparem para o Teste de Aptidão Física (TAF). “Exercitem- se. Apesar de o edital requerer um