FBB - Analise estrutural industrial
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
5° SEMESTRE NOTURNO
CARLOS ALBERTO SANTOS DE OLIVEIRA RESENHA: A ANÁLISE ESTRUTURAL DE INDÚSTRIA
Salvador
2014
CARLOS ALBERTO SANTOS DE OLIVEIRA
RESENHA: A ANÁLISE ESTRUTURAL DE INDÚSTRIA
Resenha apresentada para avaliação da disciplina de Administração Estratégica, do curso de Administração da Faculdade Batista Brasileira ministrada pelo professor Jaime Brandão.
Salvador
2014
Nos dias de hoje devemos formular estratégias para estarmos sempre à frente da concorrência, a competitividade estratégica é a busca de uma posição favorável em uma indústria, na qual a concorrência visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria. Precisamos estar analisando todo o ambiente e está de olho na concorrência, pois ele pode usar de várias estratégias para sair na frente das melhorias de suas empresas para melhor atender aos clientes e assim tentar fideliza lós. Através das forças do mercado analisadas e preciso encontrar nos pontos fracos estratégias para posicionar a organização, proporcionando uma melhor defesa contra essas forças competitivas. A concorrência em uma indústria tem raízes em sua estrutura econômica básica e vai além do comportamento dos atuais concorrentes; assim a meta da estratégia competitiva para uma unidade empresarial em uma indústria, é encontrar uma posição dentro dela em que a companhia possa melhor se defender contra estas forças competitivas ou influenciá-las em seu favor. O conjunto das forças pode estar em todos os concorrentes, para o desenvolvimento de uma estratégia, sendo necessário pesquisar e analisar as fontes de cada força, para manter retornos acima da média.
A competividade das cinco forças e, em consequência, a sua rentabilidade a prazo e procurar a posição dentro do setor que melhor lhe permite defenderem-se contra as cinco forças competitivas e influencia-las a seu favor. As cinco forças