fazendo
Construtivismo
As crianças aprendem juntando novas informações com conhecimentos que já adquiriram. A aprendizagem dos alunos é afetada pelo ambiente em que eles aprendem, bem como suas origens e crenças. Eles também acreditam que a sociedade desempenha um grande papel na forma como os alunos aprendem e compreendem. É nesse ponto que Vygotsky e Piaget se assemelham, e é a única teoria sobre o conhecimento que eles compartilham.
Inteligência
Vygotsky acreditava que a aprendizagem ocorre antes do desenvolvimento de uma criança, e se baseia principalmente em história e simbolismo. Piaget, por outro lado, acreditava que a aprendizagem em crianças só ocorre através da ação. Ele acreditava que a aprendizagem ocorre no ambiente em torno das crianças e só acontece após o desenvolvimento. Vygotsky acreditava que a aprendizagem se dá através de outras pessoas no ambiente da criança, como pais ou professores. Piaget não acreditava que a contribuição de outros faz uma diferença mensurável na aprendizagem das crianças.
Desenvolvimento cognitivo
Piaget acreditava que as crianças se desenvolvem através de quatro estágios definidos: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. As crianças passam por estas fases em suas vidas para adquirir conhecimentos e desenvolver as suas mentes como seres humanos. Esta é a forma como as crianças se desenvolvem cognitivamente. Vygotsky não acreditavam que houvesse qualquer conjunto de estágios pelos quais as crianças passam. Ele acreditava que as crianças passam por fases de aprendizagem em suas vidas, tais como a fala privada, a zona de desenvolvimento proximal e o andaime conceitual (ou "scaffolding").
Teorias de ensino
As teorias de Vygotsky são usadas até hoje nas salas de aula. A zona de desenvolvimento proximal que Vygotsky propôs, determina que as crianças aprendem melhor no nível logo cima de seu nível atual. As crianças aprendem coisas que elas podem não saber como