fazenda lageado
A capoeira surgiu no Brasil após chegada dos africanos para trabalharem como escravos. Os mesmos criaram a capoeira com base nas danças e rituais tradicionais de seu povo. O objetivo desses “jogos” era expressar suas culturas de forma mais indiscreta. Mas principalmente como uma força de defesa contra os senhores de engenhos.
Anos depois do fim da escravidão a capoeira cresceu e foi aperfeiçoada como um esporte que treina o corpo e exercita a mente para situações de combate e autocontrole.
A Descriminalização da Capoeira
Dos tempos da escravidão pra cá, muita coisa aconteceu no mundo da capoeira. Foram crises, proibições, perseguições, liberações, etc. Atualmente, a capoeira é reconhecida e praticada mundialmente por um número incalculável de pessoas. A libertação de uma arte – Foi em nome da liberdade para a capoeira como um todo que a luta continuou e continua até hoje. Mesmo sob o ferro da repressão, grandes nomes de capoeiristas célebres passaram para a história. Entre estes estão nomes que já se foram como: Mestre Pastinha, Mestre Bimba, Mestre Gigante, Manduca da Praia, Mestre Leopoldina, Pedro Cobra, Nascimento Grande e Besouro Mangangá. Sem usar armas, a capoeira bateu-se esse tempo todo contra a injustiça que perseguia seus praticantes. Hoje a capoeira é arte, arte livre e pura que trás em seu íntimo a luta de um povo pela própria liberdade de viver.
Ainda existem preconceitos contra essa arte, porém é considerada hoje uma parte de grande importância na cultura do país.
. Do crime reprimido à duras penas ao esporte praticado pelo mundo afora, esta é a capoeira, uma herança negra que todo mundo guarda em si como um grande tesouro.
Como jogar capoeira
Para jogar capoeira é preciso habilidade e força, além de integração e respeito entre os parceiros. Forma-se então uma roda, onde um Mestre encarrega-se de tocar o berimbau dando um ritmo, junto com o atabaque e o agogô. A musica é formada por esses instrumentos é característica da capoeira.