Faz De Conta Na Escola E A Importancia Do Bricar
Capa
Faz-de-conta na escola a a importância do brincar
Lino de Macedo
É pelo símbolo, pelo faz-de-conta como uma de suas expressões, que podemos reunir ou imaginar as coisas no irrealizável de sua plenitude. O faz-de-conta possibilita-nos desfrutar uma presença e concede-nos a ilusão da permanência de alguma coisa, por si mesma sempre passageira, eventual, incompleta.
Sabemos que as crianças gostam de brincar de faz-de-conta em sua casa, sozinhas, com os amigos e, eventualmente, com um adulto significativo para elas, desde que este não interfira muito. Se a criança não está doente, com fome ou irritada, brincar é sua forma de ser e estar no mundo. É nas brincadeiras que ela encontra sentido para sua vida, é nelas que as coisas se tornam, são construídas de muitos modos e repetidas tantas vezes quantas a criança quiser. Qual a importância do brincar na escola?
Recordemos, com a ajuda do dicionário (Houaiss), alguns significados etimológicos de escola: divertimento, recreio, lugar de lazer, ocupação de um homem com ócio, livre do trabalho servil, lugar de estudo, aula. A escola, assim, foi pensada como um espaço onde podíamos nos divertir, onde tínhamos um tempo livre para pensar, estudar. Lembro esses significados para defender que a escola pode - e deve - ser um lugar de brincadeiras e jogos, de atividades que fazem sentido para as crianças. Agora que se tornou obrigatória para elas, ou a escola leva em conta aquilo que é importante para as crianças, ou estará condenada a se impor de modo forçado, gerando uma tensão insuportável entre as intenções dos adultos e as reações delas. Por que não recuperar o sentido original de escola? Pergunto isso porque, mesmo na escola de educação infantil, nem sempre se reconhece a importância do brincar como função sociocultural e educacional e se insiste, muitas vezes, em antecipar práticas próprias aos trabalhos servis,