Fauna e flora
A falta de sensibilização e conscientização da população e, muitas vezes, dos governantes quanto à preservação dos recursos hídricos tem proporcionado constantes debates sobre as questões do uso racional deste recurso. O enfraquecimento da visão global conduz a diminuição da responsabilidade da sociedade, onde cada cidadão se torna responsável apenas por suas ações, desfazendo-se seus vínculos com a humanidade e, conseqüentemente despreocupando-se com o bem estar de todos. Para minimizar os danos ambientais há o surgimento de conceitos, práticas e técnicas, que podem proporcionar um convívio equilibrado entre a sociedade e o meio ambiente.
Este trabalho visa apresentar conceitos sobre a gestão de recursos hídricos e ambientais para famílias cadastradas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no entorno de Santa Maria RS com palestras sobre preservação e conservação dos recursos hídricos e ambientais. A Conservação e preservação dos recursos hídricos e ambientais têm como intuito ajustar as atividades humanas para que não haja a degradação do ecossistema, buscando preservá-lo, por meio de ações conjuntas entre a sociedade e o poder público. A participação da comunidade é imprescindível nas práticas da Educação Ambiental. Faz-se necessário expor diferentes valores, percepções e hábitos, para que a comunidade compreenda de forma clara a importância desse recurso.
Metodologicamente, este projeto visa apresentar conceitos, exposição de temas atuais e de interesse comunitário, com enfoque na conscientização dos recursos hídricos e naturais. As atividades apresentadas ainda são propostas em andamento, atuando no meio da comunidade, e podem ser consideradas como um somatório de idéias que apontam para a conscientização e a sensibilização da sociedade para com as questões ambientais.
1 Introdução
A água é um recurso natural essencial para a sadia qualidade de vida, visto que é um bem insubstituível