Fatos E Fenomenos Sociais
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CURSO DE JORNALISMO
JORNALISMO IMPRESSO III - 50 PERÍODO
PROFESSOR: HUGO PAULO GANDOLFI DE OLIVEIRA
FATOS E FENÔMENOS SOCIAIS E A ANÁLISE JORNALÍSTICA
Conceituação
Fato: - Ação que ocorreu, é desenvolvida ou está em processo de realização. - O que acontece, acontecimento, é a realidade observada. - Informação apresentada com base na realidade objetiva. - Processo que está em andamento, já se completou ou que se completará. Exemplo: Majoração do valor do salário mínimo.
Fenômeno: - Tudo que pode ser observado. - Ocorrência rara, complexa, que surpreende. - Fato inesperado. - Evento que pode ser descrito ou explicado. Exemplo: Majoração do valor do salário mínimo em 100%.
Valor-notícia: O fato é noticiável na medida em que apresente características como ineditismo, impacto e singularidade. Deixa de ser notícia quando se torna rotineiro, constante, dentro de uma regularidade.
Aprofundamento da informação
O jornalismo interpretativo não permite o simples enunciado de fatos que compõem a informação, mas exige o detalhamento, a busca de antecedentes. A notícia com maior significado deve ser explicada e sua natureza interpretativa requer dados adicionais que tornem o fato compreensível e a informação mais explícita.
As circunstâncias devem ser detalhadas em todos os seus aspectos, de maneira que a informação esclareça o que acontece e nem sempre é percebido claramente pelo público. Quando se tratar da abordagem de hipóteses, é preciso valorizar informações e dados que passem ideia concreta do assunto em pauta, para não ficar incertezas no leitor. As ocorrências são tratadas com mais profundidade e complementadas com análises específicas, sem a opinião pessoal do jornalista, que deve se preocupar com a explicação. A experiência permite ao profissional definir a ênfase a ser dada