fatos e curiosidades sobre Moçambique
- É uma ex colônia portuguesa, portanto fala-se português
- A independência de Portugal foi em 1975, ou seja, bem recente.
- Portanto, a influência portuguesa é grande, aqui você encontra pastelarias, padarias, bons vinhos portugueses, pão d’água e muitos produtos de Portugal
- Quando os portugueses foram embora e deixaram o país para os Moçambicanos administrarem, eles não sabiam como. Não tinha mão de obra especializada, ninguém sabia gerir empresas, voar os aviões, cuidar das plantações.
- Logo depois da independência, estabeleceu-se um governo comunista liderado por Samora Machel baseada em princípios Marxistas (apoiado pelo bloco comunista), por isso, muitas das ruas de Maputo tem nomes de líderes comunistas como Mao Tse Tung, Lênin, Engels….
Desta transição surgiu uma guerra civil, das mais sangrentas da África que durou 16 anos, terminado só em 1992 (também muito recente). Moçambique trouxe rebeldes da África do Sul e Zimbabwe para lutar (na mesma época do apartheid). Esta guerra foi uma espécie de guerra fria, onde tinha o partido da direita e o da esquerda (uma guerrilha com soldados infantis).
- Outra curiosidade, a viúva de Samora Machel, Graça Machel, casou-se com Nelson Mandela, portanto ela foi primeira dama de 2 países – Moçambique e África do Sul.
- Quando o governo comunista tomou o poder, os feriados religiosos foram erradicados. Nem Natal tem, o Natal em Moçambique é o “dia da família”, os demais feriados como a Páscoa, não são festejados.
estátua de Samora Machel, primeiro Presidente da República Popular de Moçambique na Praça da Independência
- Até hoje a bandeira moçambicana tem uma AK-47 e uma enxada, símbolos fortíssimo, como se ainda fosse regido por uma guerrilha.
- Mia Couto, escritor moçambicano, relata a guerra civil de forma poética, é um gênio da literatura. Indico sempre seus livros, um dos