Fatos Sociais
1- generalidade: o fato social é comum a todos os membros ou á sua maioria.
2- exterioridade: o fato social é externo e ocorre independente da sua vontade
3- coerctividade: o individuo se sente pressionado a seguir a a norma estabelecida
Ex: Ir à praia de biquíni. Você pode ir de terno, mas todos ficarão olhando.
HABITUS
O conceito de habitus foi desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu com o objetivo de pôr fim à antinomia indivíduo/sociedade dentro da sociologia estruturalista. Relaciona-se à capacidade de uma determinada estrutura social ser incorporada pelos agentes por meio de disposições para sentir, pensar e agir.
DESUMANIZAÇÃO
A desumanização é fazer com que um ser humano deixe de ser menos que outro ser humano,tirando seus direitos humanos como sua personalidade, criatividade, compaixão e amor para com os outros.
PODER SIMBÓLICO
O poder simbólico refere-se à capacidade de intervir no curso dos acontecimentos, de infl uenciar as ações e crenças de outros e também de criar acontecimentos, através da produção e transmissão de formas simbólicas. Para exercer esse poder, é necessária a utilização de vários tipos de recursos mas, basicamente, usar a mídia, que produz e transmite capital simbólico. A reputação, por exemplo, é um aspecto do capital simbólico, atributo de um indivíduo ou de uma instituição.
ANOMIA
Para a psicologia e a sociologia, a anomia é o conjunto de situações que resultam da carência/ausência de normas sociais ou da sua degradação. Bons exemplos são os suicídios de trabalhadores e empresários por respectivamente terem perdido seus empregos ou negócios. Allana Bolgado.