Fatos Sociais e Consciência Coletiva
CONSCIÊNCIA COLETIVA E INDIVIDUAL
- O fato social constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, considerada fato social, que consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo dotado de um poder coercitivo, só ha fatos sociais onde houver organização definida. O casamento, o suicídio e a natalidade mais ou menos forte são evidentes fatos sociais que existem não para um individuo específico, mas para a coletividade.
Analisando os fatos sociais chega-se a conclusão de que toda a educação dada as crianças consiste num esforço continuo para impor a criança a maneiras de ver, de sentir e de agir as quais ela não teria chegado espontaneamente. Não podemos escolher a forma do nosso vestuário sem sofrer algum tipo de coação externa. Os nossos gostos são quase obrigatórios visto que as vias de comunicação determinam de forma imperiosa os costumes, trocas , etc.
- A consciência coletiva vida coletiva tal qual a vida mental é feita de representações . Essas representações podem ser comparadas com a representações sociais que independem do individuo e fazem parte da consciência coletiva, que transcende e consciência individual pela sua superioridade e pela pressão que exerce sobre ela. O grupo pensa que age de modo muito distinto do que fariam seus membros isolados.
Consciência coletiva é o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns a maioria dos membros de uma mesma sociedade, formando assim um sistema determinado com vida própria.Ao mesmo tempo que as instituições se impõem a nós , aderimos a elas; elas comandam e nós as queremos; elas nos constrangem, e nós encontramos vantagens em seu funcionamento e no próprio constrangimento.
Consciência individual : traços de caráter ou temperamento e acumulo de experiências pessoais que permitem relativa autonomia no uso e adaptação