Fatos da geriatria
É um problema multifatorial, caracterizado pela perda de massa muscular no envelhecimento, fazendo que haja o aumento da fadiga e morbidade. Ela é o denominador comum no processo de envelhecimento, responsável pelo desempenho físico com redução da capacidade de ativação das fibras musculares da tensão de algumas fibras específicas.
A fisioterapia ajuda minimizar a sarcopenia através de exercícios para o fortalecimento dos músculos, também conhecidos como exercício repetidos. Este tratamento é capaz de aumentar substancialmente a força e o volume muscular dos mais idosos.
Aterosclerose
É um sinônimo de doença coronariana DDC, é o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração.
Causas: A aterosclerose é provocada por acúmulo nas artérias que levam ao coração, podem ser chamados também de endurecimento nas artérias.
Fatores que elevam os riscos de surgimento de doenças cardíacas: diabetes, hipertensão, doenças renais, estar acima do peso, colesterol.
Sintomas: A doença pode ser bastante evidente, porém, em alguns casos a doença não apresenta nenhum sintoma, por exemplo: dor no peito e falta de ar, fadiga, fraqueza, em idoso com mais freqüência.
Tratamento médico: O médico poderá prescrever remédios para tratar a pressão arterial, ou o mesmo poderá encaminhar o paciente a um programa de reabilitação cardíaca para melhorar o condicionamento do coração. Uma dieta regular faz com que o risco de doenças cardíacas seja diminuído.
Diabetes
É uma disfunção que, se não tratada e bem controlada pode, com o passar do tempo causar graves lesões fatais, como: infarto de miocárdio, derrame cerebral, cegueira, impotência, úlcera e amputação de membros. Quando controlado e evitado, as pessoas podem ter uma vida normal.
O que é diabetes tipo 2: Diabetes tipo 2 é uma doença que dura a vida toda, ela é marcada pelos níveis de açúcar no sangue, a mais comum é