Fatores Intr Nsecos Que Controlam O Desenvolvimento Microbiano Em Alimentos
909 palavras
4 páginas
Fatores Intrínsecos que controlam o desenvolvimento microbiano em alimentosA sobrevivência ou multiplicação de microrganismos nos alimentos depende de uma série de fatores. Esses fatores podem estar ligados às características próprias dos alimentos (fatores intrínsecos) ou com o ambiente em que o alimento se encontra (extrínsecos).
Consideramos como fatores intrínsecos a atividade de água (Aa/Aw), a acidez (pH), potencial de oxirredução (Eh), composição química, presença de fatores antimicrobianos naturais e interações entre os microrganismos presentes nos alimentos.
Atividade da água
Microrganismos precisam de água pra sobreviver. E vão utilizar a água presente no alimento em sua forma livre (isto é, não a que está ligada a macromoléculas por forças físicas e que não atua como solvente, nem participa de reações). A disponibilidade de água em um alimento é denominada "atividade da água".
Atividade da água é a reação entre a pressão parcial do vapor de água (P) e a pressão parcial do vapor de água pura (P0), a uma dada temperatura:
Aa = P/P0
Adição de sal ou açúcar diminui o valor de Aa por reduzir o valor de P.
Bactérias Gram-negativas são mais exigentes em relação à atividade da água que as Gram-positivas.
A maioria das bactérias deteriorantes não se multiplica em Aa inferior a 0,91.
Acidez (pH)
A maioria dos microrganismos possuem pH mínimo, máximo e ótimo de crescimento. Para a maior parte, o pH ideal gira em torno da neutralidade (6,5-7,5).
Bactérias lácticas se desenvolvem em pH ácido, uma vez que há inibição da microbiota de competição.
Fungos e leveduras, por sua vez, têm maior tolerância ao pH, sendo que bolores se multiplicam em ambientes ainda mais ácidos. Dentre as bactérias, as mais exigentes são as mais patogênicas.
Carnes, pescados e laticínios são produtos altamente suscetíveis à contaminação bacteriana devido ao seu pH neutro, enquanto frutas e vegetais costumam ser um pouco mais ácidos.
Quando os microrganismos estão em pH diferentes do neutro,