Fatores Fundamentais para a Saude e Segurança do Trabalhador
Conceitos
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica, utilizadas para prevenir acidentes seja eliminando condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho. (CHIAVENATO, 2004).
É relacionada a um conjunto de ações que tem o intuito de evitar e minimizar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, e visam ainda, proteger a capacidade e a integridade do trabalhador.
A Organização Mundial e Saúde (OMS) define saúde como “o estado de completo bem estar físico, mental e social”. Para conceituá-la é preciso entender que saúde não significa exatamente a ausência de doença. Não se pode deixar de levar em conta que é produzida nos meios físico, social e cultural.
Higiene do trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimento que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: homem e seu ambiente de trabalho. (CHIAVENATO, 1999, P.376).
Gestão de Saúde e Segurança do trabalho.
Ao longo da história, inúmeros trabalhadores tiveram problemas de saúde ou faleceram, devido à precariedade das condições laborais ou negligencia.
No século XVIII, teve inicio uma grande transformação, nunca antes vista denominada Revolução Industrial. Esse novo modo de produção, trouxe um numero enorme de trabalhadores dos campos para trabalharem nas fabricas. Os trabalhadores eram pouco valorizados, trabalhavam em péssimas