Segurança do trabalho
Definição
A Segurança do Trabalho é uma ciência em que o profissional promove a saúde e segurança no ambiente de trabalho e opera na prevenção dos acidentes. Pode ser entendida como um conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, que são aplicadas para a prevenção de acidentes eliminando as condições de risco do ambiente de trabalho e/ou explicando e convencionando os trabalhadores no estabelecimento de práticas preventivas.
Anexo A
Atuação do Profissional de Segurança do Trabalho
Nas empresas o profissional de Segurança do Trabalho opera de variadas formas em busca de adequar o ambiente de trabalho ao trabalhador. O profissional de Segurança do trabalho tem a função de realizar e acompanhar as ações de vigilância no ambiente de trabalho; realizar Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT; averiguar, investigar e apontar, os acidentes de trabalho; determinar Equipamentos de Proteção Individual e/ou Coletiva (EPI’s/EPC’s); realizar treinamentos de Segurança do Trabalho; atuar em conjunto com outros profissionais da Equipe de Vigilância e promoção da Saúde; avaliar, por meio de solicitação, o ambiente e as condições de trabalho; avaliar os processos de concessão de adicionais de insalubridade, periculosidade e outros adicionais a que o trabalhador estiver exposto, conforme a legislação vigente e executar pareceres especializados na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.
A equipe dos profissionais de Segurança do Trabalho é formada por: Engenheiro de Segurança do Trabalho; Técnico em Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Em geral, os profissionais atuam em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agro-industriais.
É de extrema importância que as empresas tenham uma equipe de Segurança do