FATORES DE MUDAN A E VARIA O DA L NGUA

1569 palavras 7 páginas
FATORES DE MUDANÇA E VARIAÇÃO DA LÍNGUA
A mudança é, sem dúvida, o fenômeno fundamental da linguagem. Na medida em que a língua é, ao mesmo tempo, produtora e produto de uma dada cultura, e sendo esta algo dinâmico, é natural que a língua acompanhe esse dinamismo.

No domínio da natureza, a mudança é sempre algo imperceptível. Num universo em que o comportamento dos seres é regido por leis físicas ou genéticas, prevalece o determinismo do instinto. Assim, a natureza parece funcionar sempre da mesma maneira, os fenômenos seguindo sua ordem natural, sem exceção. O que distingue o homem dos outros seres vivos é justamente sua capacidade de modificar a natureza com seu trabalho transformador. Nesse sentido, o homem foi o único animal capaz de criar diferentes modos de vida, diferentes civilizações, de se adaptar a todos os habitats oferecidos pela natureza e o único animal a produzir história. No mundo natural, a mudança temporal é medida em termos de milhares ou milhões de anos, o que dá à natureza o caráter de aparente permanência e perenidade. Já os fatos sociais e as criações intelectuais do ser humano evoluem a uma velocidade às vezes assustadora.

A língua foi chamada pelo lingüista francês Roland Barthes de sistema modelizante primário do ser humano por ser o primeiro e principal instrumento de comunicação e do pensamento de que o homem dispõe. Segundo os americanos Whorf e Sapir, ela é também o filtro através do qual o homem vê e pensa o mundo à sua volta, e assim se dá conta de sua própria experiência. Nesse sentido, a língua impõe a seus falantes uma visão de mundo que condiciona os comportamentos psíquicos e sociais dos indivíduos. Contudo, a capacidade humana de transformar o meio social e de explorar a natureza conduz o tempo todo a uma nova realidade social, que obriga o homem a uma nova visão de mundo, levando a novos recortes, novas apreensões e novos tratamentos do continuum dos dados da experiência, o que força a língua a mudar para poder continuar

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas