Fatores de Acidente de trabalho
Nomes: Fabíula Y. e Filipe de Carvalho
PGM 231
SMS
Qual o mais importante ?
R: Depende da situação a qual nos referimos. Em algumas situações a saúde, e mais importante que o meio ambiente e a segurança, as vezes é a segurança, ou meio ambiente.
Há prioridade de um destes ítens sobre os demais ?
R:Não, quando se fala de forma de conhecimento, não, agora depende da situação, sim, a um íten com prioridade sobre os demais.
Fatores de acidente de trabalho
O presente trabalho estuda a influência de aspectos psicológicos e ambientais, assim como características da personalidade do homem no ambiente de trabalho. Realçando aspectos desses fatores que culminam em acidentes no trabalho. Causas Humanas, fatores psicológicos e psicosociológicos
Um acidente, de acordo com Geller (1994), nunca tem origem em apenas uma causa, mas em diversas, as quais vão se acumulando, até que uma última precede o ato imediato que ativa a situação do acidente. Podem-se dividir as causas dos acidentes, em causas humanas, materiais e fortuitas. As causas humanas assentam em ações perigosas criadas pelo homem, cuja origem pode residir em diversos fatores tais como, incapacidade física ou mental, falta de conhecimento, experiência, motivação, stress, incumprimento de normas, regras e modos operatórios, dificuldade em lidar com a figura de autoridade, dentre outras . As causas materiais fundamentam-se em questões técnicas e físicas perigosas, apresentadas pelo meio ambiente quer natural, quer construído e ainda por defeitos dos equipamentos.
Causas fortuitas são as mais raras, mas que por vezes constituem a causa única dos acidentes, nada tendo a ver com causas humanas e técnicas.
O fator humano é condicionado pelo meio ambiente interno, influindo e afetando o comportamento dos indivíduos considerados isoladamente e em grupo. Diversos estudos demonstram que muitos acidentes são atribuíveis a estes