Fatores climáticos: relevo e vegetação
Técnico em Programação de Jogos Digitais
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar dois fatores determinantes do clima: Vegetação e Relevo, e como se dão as suas interferências no clima.
A grande diversidade de relevo e vegetação possibilitam diferentes interferências no clima de determinadas regiões.
Fatores Climáticos: Vegetação e relevo.
Definição geral: Clima: O clima corresponde ao comportamento do tempo (e seus fenômenos) em uma região, analisado num determinado período de tempo (normalmente 30 anos).
Vegetação:
Conceitos:
-Toda espécie de vida vegetal que cobre o solo.
-Conjunto dos vegetais (ou plantas) de uma dada paisagem.
A vegetação e sua interferência no clima:
A relação entre clima e vegetação é de certa forma estreita, podendo-se percebê-las pela coincidência entre zonas climáticas e biomas. A influência desse fator climático com o clima em sí se inicia ainda nas grandes copas das árvores. Em determinadas espécies de vegetação, como as da Floresta Tropical, as copas das árvores, devido sua grande densidade, impedem a incidência total dos raios solares, dessa forma o solo não sofre diretamente com a radiação e absorve menos calor, resultando em uma menor temperatura.
As plantas por sua vez, absorvem a umidade do solo (água), e para evitar o superaquecimento do mesmo, a liberam na transpiração. Assim as plantas tornam o ar mais úmido e consequentemente, também, ajudam no processo de evaporação transferindo parte da energia que esquentaria o solo, a atmosfera e o ar, para esse processo, facilitando a formação de chuvas. Por isso regiões com vegetação mais densa como as Florestas Equatoriais e a Floresta Amazônica tendem a possuir mais chuvas devido a esse processo conhecido como "evapotranspiração" (transpiração+evaporação), caracterizando dessa forma o clima mais úmido.
O relevo:
Conceitos:
-Conjunto de irregularidades da superfície do planeta;
-As formas da superfície do planeta.
O