Fator climático
R: O fator climático é uma corrente marítima (corrente leste australiana) que passa na costa pacífica da Austrália e ajuda na manutenção do clima local.
2. Caracterize a Umidade Relativa do Ar em um local que chove frequentemente.
Como há ocorrência de chuva, a Úmidade Relativa do Ar é alta por possuírem alta quantidade de vapor de água na atmosfera.
3.Observe as manchetes abaixo e assinale a alternativa correta:
Umidade relativa do ar abaixo dos 20% em Goiás (dm.com.br, 28/08/2012).
Umidade do ar chega a 90% no Acre e previsão é de chuvas esta semana (g1.globo.com, 18/11/2013).
Com base em seus conhecimentos sobre clima e elementos climáticos, podemos dizer que:
a) em Goiás a amplitude térmica tende a ser maior que no Acre.
b) no Acre as chuvas deverão ser mais curtas e brandas, enquanto em Goiás elas serão fatalmente mais fortes e intensas.
c) as temperaturas provavelmente serão semelhantes nos dois estados, pois eles encontram-se nas mesmas latitudes.
d) as secas no Centro-Oeste e as chuvas no Norte do país não são comuns nos períodos noticiados e são resultantes do aquecimento global.
e) as chuvas no Acre são causadas pelo mesmo fator que propicia a seca em Goiás: a distância ou proximidade em relação ao mar.
R: As duas manchetes informam diferentes condições de umidade relativa do ar nos estados de Goiás e Acre, respectivamente. No primeiro, as umidades são baixas e, no segundo, as umidades são elevadas. A umidade do ar é importante por definir o regime de chuvas e controlar as variações de temperatura, caracterizando a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura em um determinado período).
Em regiões em que há uma menor quantidade de água na atmosfera, a amplitude tende a ser maior, em razão de a água reter e conservar a temperatura por mais tempo do que a superfície. Portanto, quanto maior a umidade, menores as