Fatima Resumo
Maioria, dos alunos não tem incentiva em casa para estudar, não têm nenhuma perspectiva de vida, não demonstram interesse em estudar, são bem lentos na aprendizagem. Percebemos, do mesmo modo, a necessidade de pensar o trabalho em sala de aula em relação às práticas que lá se apresentam. As escolas e que, muitas vezes, não têm dado continuidade ao processo de alfabetização.
Outro fator é a questão que durante os quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, a maioria dos professores continua alheia às mudanças previstas nos Parâmetros Curriculares. Muitas vezes o fato de os estudantes chegarem ao 6 º ano sem as competências de leitura e escrita plenamente atingidas deve-se à falta do acompanhamento pedagógico - como apoio e "cobrança" aos Professores - somado à orientação legal de que não deve haver retenção (reprovação) do 1º para o 2º ano.
Por sua vez, engana-se ao acreditar que o aluno aprendeu e passa para o ano seguinte. Enquanto isso, o pobre do estudante fica ao deus-dará. Diante do citado cabe a pergunta: Como estas crianças passaram de um ano para o outro sem saber ler e escrever? esta é uma recomendação do Ministério da Educação (MEC) para que as Escolas não reprovem os estudantes desses três primeiros anos, criando um ciclo de Alfabetização. Visto que "O MEC entende que a reprovação pode causar consequências negativas para a criança, porque quando reprovada a criança cria traumas e dentre as consequências temos o aumento a evasão Escolar".