Fases do desenvolvimento humano
O desenvolvimento humano é um processo complexo e em constante evolução, sendo o resultado de múltiplos fatores – psicológicos, biológicos, sociais e culturais – tem início no momento da concepção e evolui ao longo de todo o ciclo da vida.
Por desenvolvimento entende-se as mudanças que vão ocorrendo ao longo da vida do indivíduo na sua estrutura, pensamento ou comportamento, como resultado da interação entre fatores biológicos e ambientais.
Estas mudanças são progressivas (ocorrem ao longo da vida do individuo), contínuas (não são estanques), cumulativas (estruturas novas são integradas nas estruturas anteriores) e resultam de uma reorganização interna.
Importância do estudo do desenvolvimento humano
Cada fase do desenvolvimento humano: infância, pré-adolescência, adolescência, jovem adulto, velhice e pré-senilidade; apresentam características que as identificam e permitem o seu reconhecimento.
INFÂNCIA
(0 a 9 anos)
Durante a infância se configuram as linhas afetivas e intelectuais do indivíduo. Do modo como transcorrem os primeiros anos de uma pessoa depedem em boa medida seus êxitos e fracassos na vida profissional e nas relações que estabelece com seus semelhantes.
Infância é o período etário compreendido entre o nascimento e a puberdade. Cobre, portanto, todo o desenvolvimento da personalidade. A grande variação de conduta ao longo da infância motivou a distinção em fases. Classicamente, distinguem-se a primeira infância, que compreende os dois primeiros anos de vida; a segunda infância, do terceiro ao sexto ano; e a terceira, do sétimo ano ao início da puberdade.
A infância é um período onde há um grande desenvolvimento da criança, deve-se esclarecer que tais crianças ainda não têm maturidade psicológica suficiente para serem consideradas adolescentes, mesmo tendo o porte físico de um.
Do nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com quem elas aprendem, principalmente