Fases do desenvolvimento humano
Nascido na Alemanha Erik Erikson viveu uma parte de sua vida na Europa. Tão logo ele terminou seu curso de formação geral e foi pintor de retratos com reputação promissora na arte de pintar especialmente retratos de crianças.
Durante suas viagens, ele viveu uma experiência excepcional ao ser chamado para pintar um retrato da filha de Sigmund Freud. Ao pintar o retrato da filha de Freud, estreitou-se laços de amizade entre os dois no qual surgiu proposta do próprio Freud para Erik, Inscrever-se no instituto Psicanalítico de Viena e estudar para ser analista de crianças.
Mais tarde indicado por um amigo foi dar aula de arte numa escola em que a diretora era amiga de Anna Freud ao perceber que ele tinha bom desempenho com as crianças Anna Freud. Durante esse processo de bom desempenho havia sessões regulares de Psicanalise o que lhe conferiu um certificado da sociedade Psicanalítica de Viena e também qualificações como professor com qualificação no método Montessori. Na década de 1960 ficou famoso porque atendeu ao filho do presidente John Kennedy pela dificuldade em que o menino tinha para aprender, tendo em vista o garoto ter a imagem do pai como algo grandioso, um fardo que o garoto carregaria ate a morte.
A Identidade do ego
Erik Modificou a teoria de Freud quanto ao desenvolvimento Psicossexual, descreveu com oito etapas o desenvolvimento humano em que o individuo precisa superar uma tarefa Psicossocial ainda que essa confortação produza conflitos com dois resultados seja conflito resolvido com êxito, produzindo uma qualidade positiva na personalidade e assim em bom desenvolvimento e se o conflito persistir ou se resolver de forma insatisfatória haverá um dano para o ego e assim uma qualidade negativa se incorpora dentro do individuo.
Na relação estagio de desenvolvimento adolescência versus característica da personalidade temos identidade frente à confusão de papeis.
No entanto a formação da identidade não começa nem termina