Fases da matéria
Dependendo do estado de agregação de suas partículas, uma substância pode ser encontrada em três estados físicos: Sólido, Líquido e Gasoso.
Estado sólido: suas partículas não têm grande liberdade de movimentação e não vão alem das vibrações em torno de posições definidas. Assim, os sólidos possuem volume e forma bem definidos.
Estado líquido: há maior liberdade de agitação do que no estado sólido, mas as partículas ainda apresentam uma coesão considerável. Assim, os líquidos possuem volume bem definido, porém forma variável, ou seja, a forma é a do recipiente que os contém.
Estado gasoso: as partículas estão afastadas umas das outras o suficiente para que as forças de coesão entre elas sejam muito fracas, por isso, elas se movimentam com muito mais liberdade do que no estado líquido
Mudanças de fase:
Fusão: é a passagem do estado sólido para líquido.
Solidificação: é a passagem do estado líquido para o sólido.
Vaporização: é a passagem do estado líquido para o gasoso
Liquefação: é a passagem do estão gasoso para líquido
Sublimação: é a passagem do estão sólido para o gasoso, sem que a substância passe pelo estado líquido antes.
Tipos de vaporização:
Os dois principais processos de vaporização são a ebulição e a evaporação.
Ebulição: quando uma substância recebe calor, a energia de agitação de suas partículas ou temperatura aumenta. Dependendo da substância e da pressão a que está sujeita, existe um limite de temperatura. A partir desse limite, a energia recebida pelo líquido é usada para alteração da energia molecular, transformando em vapor, assim ocorre a ebulição.
Evaporação: é o contrário da ebulição, não depende de uma temperatura determinada para acontecer. É um processo lento, que ocorre apenas na superfície livre de um líquido. A rapidez com que ocorre a evaporação de um líquido depende de cinco fatores: Natureza do líquido, Temperatura, Área da superfície livre, Pressão na superfície livre e Pressão de vapor do