Fasdfdsa

2077 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”

HIDRÁULICA: EXERCÍCIOS

Sérgio Nascimento Duarte

Prof. Dr. – Dpto. de Eng. Rural

Tarlei Arriel Botrel Prof. Livre Docente – Dpto. de Eng. Rural

Raquel Aparecida Furlan Pós-Graduanda- Dpto. de Eng. Rural

Piracicaba, 1996 Exercícios sobre Hidrometria, Orifícios e Bocais

1) Um tubo de Pitot acoplado a um manômetro diferencial é instalado num ponto de ocorrência de velocidade média da seção de uma canalização através da qual escoa um líquido de densidade 1,6. Calcule a velocidade média de escoamento para uma deflexão de 75 mm na coluna de Hg. (Considere C = 0,92).

2) A figura ao lado representa um Tubo de Pitot (C = 0,98) instalado no eixo de uma canalização de 100 mm de diâmetro, que conduz água. Calcular a vazão para o desnível observado. (Considerar V.máx. = 1,25 V. média).
[pic]
3) Um manômetro diferencial contendo um líquido de densidade 1,25 é adaptado a um Tubo de Pitot (C = 0,92). Qual será a deflexão do líquido indicador quando esse medidor for instalado num ponto de uma canalização onde escoa água a uma velocidade de 1,42 m/s?

4) Em um córrego, foi colocado um flutuador de superfície que gastou 100 seg para percorrer 40 m. Sendo 1,50 m2 a área média da seção transversal, estime a vazão do córrego. (Considerar V média = 0,85 V superf.)

5) Em uma tubulação horizontal de 4m de diâmetro, a água é descarregada livremente à atmosfera, atingindo o solo à distância de 2 metros. Estimar a vazão, sabendo-se que esta tubulação se encontra a 2,5 metros do solo.

6) Estime a pressão na saída da bomba (ponto 1)

Relacionados

Outros Trabalhos Populares