Fasci Culo 1
A obra propõe-se à ajudar os futuros professores, buscando contribuir com a mudança educacional, a inovação pedagógica e a renovação didáctica. Pretende-se incentivar uma abordagem política teórica, epistemológica e metodológica que processam a práctica educativa. Trazendo contribuições no campo da Pedagogia, da formação de Professores e se dirigem aos colegas Pedagógos e aos Professores em formação inicial e contínuo, aos que actuam nas instituições escolares e não escolares e aos pesquisadores que têm a educação como práctica social. Pois, só com o acesso ao conhecimento crítico e reflexivo, bem como seu debate, proporcionará as bases para que os educadores tenham a possibilidade de reivindicar sua própria práctica, na direcção de uma educação de qualidade social para todos.
A pedagogia sendo uma ciência dinâmica e em constante evolução, até a data presente, se procura resposta quanto as perguntas de Pimenta (1996) “ Pedagogia, ciência da educação? ”. e de Libâneo (1998) “Pedagógos e Pedagogia, para quê?”. Esta obra, convida-te a compreender para dar uma dinâmica resposta a estes dois investigadores do processo educativo.
O fim da Pedagogia é o último na execução e primeiro na intenção, visto que o homem não age racionalmente sem uma finalidade. O fim é que move a educação, e toda actividade educativa se encontra concretizada e modelada pelos fins. O problema fundamental da Pedagogia é a determinação do fim educativo. O problema chave, o que deve ser resolvido. O educador primeiramente deve ter uma ideia do que pretende alcançar.
O fim da educação deve estar em conformidade com o fim do último homem, ou fim da vida. O fim educativo não se identifica com o fim último, tendo a educação o seu próprio fim, que consiste precisamente em por o educando nas melhores