FARO
Engenharia Ambiental - Turma “A” - Ano 2013
PIPEWAY – Uma empresa incubada que deu certo
01 – Pelo seu bom desempenho financeiro, que desde o inicio no ano de 1998, até então a empresa não parou de crescer sempre atingindo seus objetivos e superando metas estipuladas.
Trabalho em equipe, que para Guto é o principal conhecimento para se constituir uma empresa de sucesso.
02 – No caso da PIPEWAY, o principal processo se da o nome de trabalho em equipe.
O empreendedor pode ter capital, conhecimento, e um ótimo planejamento, porém precisam de gente, pessoas na empresa com pensamentos diferentes, inovadores, que sejam treinados e capacitados de modo que tudo não gire em torno somente do José Augusto.
Todos os processos como inovação, plano de negócio, trabalho em equipe e capitalização são necessários. Segundo Guto, inovação foi uma das chaves para o surgimento da PIPEWAY, o que considera fundamental para os empreendedores de sucesso.
03 - Formar e capacitar pessoas como o Guto. Proporcionando a ele todo amparo e oportunidade de aprender a trabalhar em equipe, sendo este um método que para o mesmo é considerado o mais importante para se montar uma empresa de primeira categoria.
Recorreria a uma incubadora, pela força que ela tem no mercado, pelo histórico de formar grandes empresas que deram certo, e que continuam seus negócios permanentes no meio em que presta serviços, pela preferência de clientes, satisfação, se preciso atender o mercado internacional, por conta da boa estrutura que a consiste.
04 – Pôde ajudar defendendo seus critérios e limitando eles somente entre as pessoas que gerenciam a empresa, mantendo a empresa forte no mercado e fazendo com que a concorrência mude e faça planos para se manter viva.
Os riscos de não se ter uma patente pode ser a perda de um cliente, ou perder a oportunidade de lançar sua inovação o quanto antes no mercado, podendo ser ultrapassado por concorrente caso o