Farmacologia
Alunas:
Deverá ser realizada em grupo de no máximo 6 pessoas.
•O grupo deverá criar um exemplo que demonstre na prática a aplicação dos conceitos expostos a seguir:
•Atenção!! deverá ter um exemplo para cada conceito.
BACTERICIDA:Agente capaz de matar as bactérias. Ação irreversível.
Ex: Amoxicilina - Atuam inibindo a síntese de peptidoglicano. Usada em ampla gama de infeções, sífilis e Doença de Lyme.
BACTERIOSTÁTICO: Inibe a multiplicação das bactérias. Com a retirada do agente, voltam a crescer. Ação reversível.
Ex: Cloranfenicol - Inibe a síntese de proteínas devido ao bloqueio dos ribossomos bacterianos, na subunidade 50S. Não afeta significativamente os ribossomos das células humanas que tem substancias diferentes.
DESINFETANTE: Substância química usada para destruir microrganismos em superfícies inanimadas.
Ex: Aldeídos - Glutaraldeido a 2%, associada a um antioxidante, por 8 a 12 horas, é usado para esterilizar material de acrílica, cateteres, drenos, nylon, silicone, teflon, pvc, laringoscópicos e outros)
DESINFECÇÃO: Destruição de patógenos vegetativos em superfície inanimada
Ex: Água oxigenada - se decompõe rapidamente,e libera oxigênio quando entra em contato com a catalase, enzima encontrada no sangue e maioria dos tecidos. Este efeito pode ser reduzido na presença de matéria orgânica. Útil na remoção de material infectado através da ação mecânica do oxigênio liberado, limpando a ferida muitas vezes melhor que solução fisiológica ou outros desinfetantes. Não deve ser aplicada em cavidades fechadas ou abscessos de onde o oxigênio não possa liberar-se.
ANTISSÉPTICO: Substância química usada para destruir microrganismos em tecidos vivos
Ex: Halogênios e substância liberadas de halogênios - constituem alguns dos mais eficazes agentes microbianos utilizados para a desinfecção e antissepsia. Seu principal modo de ação parece depender da reação covalente do halogênio com sistemas enzimáticos-chaves.