farmacologia
1 - Defina Forma farmacêutica.
Forma farmacêutica é a forma final de como um medicamento se apresenta: comprimidos, cápsulas, injetáveis, etc., a fim de facilitar a sua administração e obter o maior efeito terapêutico desejado.
2 – Vantagens de se aplicar as formas farmacêuticas:
O entendimento e a utilização correta das formas farmacêuticas podem ampliar a probabilidade de sucesso terapêutico e reduzir a ocorrência de efeitos adversos dos fármacos no organismo.
A velocidade e a eficiência da absorção dependem da via de administração que o fármaco é aplicado.
Facilitar a administração, Garantir a precisão da dose, Proteger a substância durante o percurso pelo organismo, Garantir a presença no local de ação e Facilitar a ingestão da substância ativa.
3 – Que substancias compõe a forma farmacêutica? Substância ativa: Base Adjuvante, Veículo: Excipiente Intermediário,
Corretivo: Edulcorantes Corantes.
4 – Quais as funções dos adjuvantes?
Adjuvante: (Coadjuvante) Terapêutico, Outra (s) Substância (s) Ativa (s) que complementam a ação da base. Tem por função auxiliar o princípio ativo.
5 – Diferencie as formas farmacêuticas magistrais, oficinais e de especialidades.
Formas farmacêuticas magistrais: são aquelas cuja fórmula é de autoria do clínico.
Formas farmacêuticas oficinais: são aquelas cuja fórmula e técnica encontram-se inscritas e descritas nas Farmacopéias em Formulários.
Formas farmacêuticas de especialidades: encontram-se preparadas e embaladas, apresentam nome fantasia ou DCB (Denominação Comum Brasileira) da substância ativa de sua formulação
6 – Faça um resumo das formas farmacêuticas solidas.
Cápsulas, Comprimidos (orais e vaginais), Drágeas, Óvulos, Pérolas, Pílulas, Pó e Supositórios.
7 – Quais as vantagens dos xaropes?
Vantagens: correção de sabor desagradável do fármaco, conservação do mesmo na forma farmacêutica de administração, estabilidade prolongada devido ao conservante. 8 – Descreva os processos