farmacologia
1- Farmacodinâmica descreve os efeitos fisiológicos nas células ou organismo. Estuda o mecanismo de ação da droga e seus efeitos terapêuticos e determina a dosagem.
2- Farmacocinética descreve o mecanismo de absorção da droga. Descreve o processo de distribuição da droga. Descreve o processo de metabolismo ou biotransformação da droga. Descreve o processo de eliminação ou excreção da droga.
3- Os fármacos são utilizados como preventivo curativo ou como agente de diagnóstico.
4- A diferença entre fármaco e droga é que a droga é a matéria prima mineral, vegetal ou animal da qual se pode extrair um ou mais princípios ativos.
5- Dose-resposta é a concentração necessária para manter níveis plasmáticos do princípio ativo sem gerar efeitos adversos, ou seja, precisa se administrativo a dose certa em um tempo certo para obter o efeito desejado para aquela doença ou sintomas.
6- Para um fármaco ter uma efetividade clínica é necessário ser fabricado em um laboratório confiável, ou seja, de qualidade, ter uma boa conservação, armazenamento e também ser liberado o princípio ativo em local e tempo certo.
7- A importância das barreiras fisiológicas é serem permeáveis e permitirem a passagem do fármaco e garantir a efetividade.
8- Vasos com ausência de pericitos, pois os pericitos impedem que substâncias atravessem os vasos.
9- O fármaco atua do mais concentrado para o menos concentrado e escolhe a melhor forma para atuar sendo lipossolúvel ou hidrossolúvel. Atingindo através de proteínas, mais lento ou não.
10- A membrana biológica são conjuntos de proteínas, lipídios e glicídios dispostos em duas camadas, que ajudam as células, suas organelas e seus produtos de secreção.
11- Dose é a concentração necessária para manter níveis plasmáticos do principio ativo sem gerar efeitos adversos. Sua medida é feita em mg/kg.
12- Ocorre através da difusão simples através dos fosfolipídios, sempre do lado mais