farmacologia
A respiração tem vários significados em fisiologia é a troca entre a atmosfera e pulmão (ventilação) entre o pulmão e o sangue e entre o sangue e as células. O sistema respiratório pode ser dividido em duas partes. O trato respiratório superior, que consiste em boca, cavidade nasal, faringe e laringe e trato respiratório inferior consiste em traqueia, brônquios e suas ramificações e nos pulmões. A respiração celular refere-se à reação intracelular do oxigênio, com moléculas orgânicas para produzir dióxido de carbono, água e energia na forma de ATP. A respiração externa é o movimento de gases ente o meio externo e as do corpo. Pode ainda ser subdividida em quatro processos: a troca de ar a atmosfera e os pulmões, a troca de o2 e co2 entre os pulmões e o sangue, transporte de o2 e co2 pelo sangue, a troca de gases entre o sangue e as células. O objetivo geral da aula prática foi estudar como funciona a respiração do rato em uma inspiração seguida de uma expiração.
2 METODOLOGIA
Primeiramente o professor explicou o funcionamento dos pulmões durante uma inspiração seguida de uma expiração e logo depois toda a turma estava em uma só bancada para a realização da prática no laboratório de fisiologia na Faculdade Integral Diferencial-FACID. A prática teve inicio quando o animal foi sacrificado por anestesia com éter eo monitor de espécie Homo sapiens voluntariamente chegou-se a bancada e começou a abrir o rato para a retirada dos pulmões.
3 RESULTADO
Tabela: Resultados obtidos na prática de mecânica respiratória do rato.
INSPIRAÇÃO
EXPIRAÇÃO
Volume da caixa torácica
+
-
Pressão interpleural
-
+
Pressão intrapulmonar
-
+
Volume pulmonar
+
-
Fluxo de ar
+
+
Legenda:
+ Quando aumentar
- Quando diminuir Os resultados obtidos acima são de resposta à mecânica da respiração do rato, a retirada dos pulmões do animal serviu para